terça-feira, 12 de maio de 2015

Relatos de uma História viva .

       Olá, meu nome é Ísis da Silva Costa, nasci no dia 14 de outubro de 1994 ás 10; 30 da manhã na Maternidade Santa Paula. Atualmente tenho 20 anos, fui criada em Duque de Caxias RJ, mas especificamente no Bairro Pilar, onde resido até os dias de hoje. Sou filha de Isaías da Silva Costa e Kátia Maria da Silva Costa e tenho um irmão mais velho que se chama Kleberson da Silva Costa, meu pai é natural de Campos do Goytacazes, onde começou sua trajetória escola, estudou na escola Grupo José do Patrocínio, onde estudou do 1º ano até a 8º série, mudou-se  para Duque de Caxias, onde parou os estudos e começou a trabalhar para ajudar na renda da família, pois  tinha 11 Irmãos. 
Minha mãe, é natural de Pernambuco onde viveu até os seus 9 anos. Por causa da falta de emprego minha vó que que era separada, resolveu vir para o Rio de Janeiro e trouxe seus filhos com ela , minha mãe nunca tinha estudado, e aqui em Caxias não conseguia estudar porque não tinha o registro de nascimento que estava e Pernambuco, então com 12 ano conseguiu ser matriculada na escola Escola Municipal Euclides da Cunha, onde foi alfabetização e estudou até a 8 série. Meu irmão estudou até o ensino médio, mas não concluiu porque seguiu carreira militar, o que dificultou o termino dos seus estudos, atualmente está fazendo ensino a distancia para terminar o ensino médio e prestar vestibular para faculdade de Gastronomia.

  • Educação Infantil:

   Minha Trajetória escolar começou quando eu tinha apenas 3 anos. Meus pais  me matricularam na escola Jardim Maternal Pedacinho do Céu. Tenho vagas lembranças sobre esse meu Período escolar, me recordo que minha professora Juliana era muito  gentil e amável, lembro que os portões da escola eram feitos de lápis gigantes  coloridos, e que a escola tinha muitas crianças, e eu gostava bastante de estar naquele ambiente. Com 4 anos de idade em começei a ler minhas primeiras palavras de acordo com os meus pais, apesar de ter estudado apenas três  anos nessa escola e não me recordar de  muitos fatos, os  que eu lembro são  sempre cheios de carinho e afeto, é nostálgico.


                                   
                                                (Professora Juliana, apresentação do dia das mães- Maio de 2000)


  •                          1º e 2º ciclo ao Ensino Fundamental:

             No auge da minha infância, com 6 anos sai da escola particular e fui estudar na escola Municipal Nossa Senhora do Pilar, onde estudei até a 8º série. Estudei o primeiro ciclo com a professora Luciene, que até hoje trabalha  na escola. No 2º Ciclo estudei com a professora que foi  umas das melhores professoras que eu já tive, professora Rosangela, que já  havia dado aulas para o meu irmão, ela juntamente com os meus pais  despertaram em mim a vontade de estudar e aprender. A 4º série foi um ano que marcou a minha vida, entrei para  turma de teatro da '' Tia Isabel '', onde tive experiências que foram fundamentais para minha socialização, porque eu era muito tímida o que dificultava o meu entrosamento com os meus colegas de classe.
               Na 5º série um nó se deu na minha cabeça, além de professores diferentes para cada máteria , o que foi um pouco difícil pra mim por ter que me desvencilhar da professora antiga, demorei um pouco par me adaptar. Nessa mesma série começei usar caneta, o que me fazia sentir um adulta . além do pouco tempo por matéria, que confesso ter me assustada. E para piorar  ter sido alterada nomenclatura do até então, tão amado ''C.A '', passando a valer com o 1º ano de escolarização, o que me deixou confusa, porque eu estava na 5º série/6ºano.de.
           '' Em janeiro de 2006, o Senado aprovou o Projeto de lei n° 144/2005 que estabelece a duração mínima de 9 (nove) anos para o Ensino Fundamental, com matrícula obrigatória a partir dos 6 (seis) anos de idade. Em fevereiro de 2006 o Presidente da República sancionou a lei n° 11.274 que regulamenta o Ensino Fundamental de 9 anos. A legislação prevê que sua medida deverá ser implantada até 2010 pelos Municípios, Estados e Distrito Federal.
           Em resumo o que ocorreu foi que o Pré da Educação Infantil passou a fazer parte do Ensino Fundamental, sendo agora o 1° Ano desse ciclo. O Ensino Fundamental será organizado com cinco anos iniciais para crianças de 6 a 10 anos e, com quatro anos finais, para adolescentes de 11 a 14 anos.''

No 7º ano comecei a ter aulas com uma professora de História maravilhoso, chamado Antônio Dutra, onde a minha paixão pela disciplina fui aflorada , o que a fes tornar a minha máteria preferida. No 8º ano o meu pior pesadelo apareceu a matemática,que até então  eu gostava, mais a partir desse ano eu e ela viramos inimigas declaradas, nunca mais nos demos be, No 9º ano, foi um ano de muitas expectativas, pois no próximo  eu iria para o Ensino Médio, em uma scola provavelmente longe da minha casa, porque o Nossa Senhora do Pilar era bem perto da onde moro , uns 4 minutos a pé, o que acabava me deixando com expectativas.


   (Primeiro fichário - usado na 4º série )





         (Histórico Escolar dos Ciclos) 




   (Histórico Escolar do Ensino Fundamental)

  •   Ensino Médio :
O Ensino Médio começou cheio de surpresas, por um erro na hora da matrícula acabei '' caindo de paráquedas'' no curso de FORMAÇÃO DE PROFESSORES, no Cólegio Estadual Baraão de Mauá, em Xerém. Mas eu não queria , eu optaria por qualquer profissão menos ser professora. Porém minha mãe me convenceo a faazer só o 1º ano e depois eu pideria mudar, e durante todo o ano escolar eu não me dedicava aos estudos, porque eu não queria está ali e muitos menos estudando para ser professora, e por consequencia acabei ficando reprovada, e o mais irônico é que em máterias pedagógicas em fui aprovada acom louvor,e fiquei retida em máterias que eu já conhecia.
Apesar desse 1º ano ter sido um desastre algo me chamou a atenção, os estágios, e justamente eles que me fizeram continuar e dessa vez levar a sério o curso.


( Ficha de carga horária de estágio- 2013 )

 Em 2012 houve um greve professores, uma vez por semana , representantes do SEPE de Caxias, nos davam informação sobre a verdadeira luta dos professores. e foi meu por meio dele (SEPE) que comecei entender com uma Educação e precária.

Terceirão (3º ano) foi Simplesmente fantástico, foi O melhor ano escolar que eu tive, tudo era  celebrado.



( Colegas de Classe- turma 3011/2013)



 Em 13 dezembro de 2013, aconteceu a colação de grau, foi um momento único e gratificante.


( Formatura do Curso de  Formação de Professores do Cólegio Estudual Barão de Mauá - Amigas de escola e da vida e a professora de P.P.I.P e Libras / Carla Tatiana - Dezembro de 2013)




    (Convite da Formatura- Curso de Formação de Professores/ Turma 3011)




( Histórico Escolar do Ensino Médio )



( Folha do Diário Oficial dos Aprovados em 2013)


No mesmo ano fiz 1 ºvez vestibular UERJ, porém problemas com a minha documentação me impediram de fazer o Exame discursivo.

    
Em 2014 eu refiz o vestibular UERJ e passei, escolhi a  FEBF( Faculdade de Educação da Baixada Fluminense), por ser mais perto de onde eu moro, só fui conhecer a faculdade no dia da pré- matrícula, pos até então eu desconhecia a existência de uma unidade da Uerj em Duque de Caxias.

Em Janeiro de 2015, passei a ser aluna da FEBF no curso de pedagogia , mais essas trajetória não acaba por aqui, apenas novos horizontes estão surgindo para um caminho desafiador ao longo dos próximos 4 anos .
        

Nenhum comentário:

Postar um comentário